Medicina Integrativa: conheça os detalhes e sua relevância - Planos de Saúde e Odontológico | Via Mary - Planos de Saúde e Odontológico | Via Mary

Medicina Integrativa: conheça os detalhes e sua relevância

Atualmente, os pacientes buscam por soluções e tratamentos mais humanizados, mas que dispõem de excelentes resultados. E é exatamente isso que a medicina integrativa propõe, um método o qual proporciona o tratamento do paciente de forma integrada e humanizada.

O propósito desta medicina é tratar não somente a doença mas sim o paciente como um todo, visto que doenças físicas podem causar complicações psicológicas, como depressão e ansiedade, por exemplo, e a medicina integrativa trabalha com um tipo de tratamento completamente focado na singularidade de cada paciente.

Quais são os tipos de tratamentos?

O principal diferencial desta medicina é a forma a qual ela realiza os tratamentos, desde os tradicionais, como medicamentos e cirurgias, assim como trabalha com métodos alternativos como florais, homeopatia, aromaterapia, acupuntura, massagens, acompanhamento psicológico, alimentação saudável entre outros.

Além dos médicos, outros profissionais da saúde como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros trabalham em conjunto para facilitar o processo de tratamento de cada paciente a fim que todos fiquem bem e curados.

O objetivo dessas metodologias que a medicina integrativa oferece é proporcionar bem-estar e segurança aos pacientes para aumentar a possibilidade de cura e por consequência, aumentar a qualidade de vida.

Por que a medicina integrativa é tão importante?

O processo de tratamento e de cura da doença está focado no paciente e no seu bem-estar e elas são importantes pois comprometem-se também a cuidar da saúde mental, das emoções e das inseguranças para proporcionar mais qualidade de vida durante e pós-tratamento.

Ao analisar as alternativas de tratamentos oferecidas, é possível afirmar que essa medicina também auxilia na prevenção de doenças, pois também se preocupa com diversas questões como o psicológico e não somente com a doença em si, ou seja, toda a questão psicológica trabalhada nos tratamentos é um processo fundamental para a saúde mental.

Levando-se em consideração esses aspectos, a medicina integrativa atua com a finalidade de possibilitar que cada paciente perceba que se o método utilizado fez bem, ele pode e deve continuar. Por exemplo, os médicos e profissionais da saúde propõem que o paciente faça acupuntura e este tratamento trouxe diversos benefícios ao indivíduo, então, ele pode continuar realizando esse recurso mesmo depois de finalizar o tratamento com o médico.

Converse com o seu médico. Busque por alternativas e conheça novos tratamentos! Ficou com alguma dúvida? Escreve nos comentários pra gente! Estamos sempre buscando trazer conteúdos que acrescentam no seu dia a dia, com o objetivo de aumentar o bem-estar e qualidade de vida. Para entrar em contato é só clicar aqui.

Voltar