
Os cuidados com a saúde é uma das principais preocupações entre a população de qualquer país, e é fundamental que todos nós tenhamos hábitos saudáveis. Além de uma boa alimentação e da prática de exercícios físicos é essencial ir ao médico regularmente para realizar os exames de rotina.
É muito importante investir em prevenção e, além de cuidar do corpo, é indispensável cuidar da saúde mental. Pode-se afirmar que o tópico sobre cuidar da saúde sempre será muito discutido, pois além da importância deste assunto, existe muita preocupação com os custos, a infraestrutura, opções e sistema de saúde pública, por exemplo.
Os serviços de seguro de saúde e plano de saúde proporcionam segurança e bem-estar para quem optar por alternativas viáveis ao sistema de saúde pública (SUS). No entretanto, muitos não sabem o que diferencia um serviço do outro.
Similaridades entre plano de saúde e seguro saúde
Antes de começarmos a falar sobre as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde, vamos às similaridades:
Ambos são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
Ambos garantem assistência médica, ambulatorial e hospitalar;
Ambos cobrem desde consultas de rotina a cirurgias e internações;
Em ambos pode haver carência para usar os serviços, que é aquele período durante o qual os serviços não podem ser usados mesmo com as mensalidades ou prêmio em dia.
Planos de Saúde
O plano de saúde talvez seja mais conhecido pelas pessoas de maneira geral, pois muitos já tiveram.
Com uma rede própria e/ou credenciada de atendimento médico que conta com profissionais, clínicas, laboratórios, hospitais e mais, o plano de saúde cobra uma mensalidade para que se tenha acesso a essa rede.
Como o plano de saúde é “fechado” em uma rede própria ou credenciada, o segurado não tem livre escolha na hora de buscar atendimento e, muitas vezes, não pode optar pelo profissional, hospital, clínica ou laboratório de sua preferência e confiança, pois não terá direito ao reembolso.
Seguro saúde?
Diferentemente do plano de saúde, o seguro saúde não “prende” os segurados a médicos, hospitais e laboratórios pré-definidos. Com o seguro saúde, há liberdade de escolha pela rede referencia da seguradora ou o segurado pode utilizar a rede particular arcando com os custos para depois solicitar o reembolsado, os valores de reembolsos depende do plano contratado.
As Seguradoras também possuem rede de atendimento referenciada e, nesses casos, o segurado não precisa pagar a consulta ou procedimento para depois solicitar reembolso.
Portanto, é válido lembrar que a pesquisa é um processo fundamental neste caso, pois somente dessa forma cada usuário encontrará um seguro de saúde capaz de atender às suas necessidades, com melhor custo-benefício.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é encarregada da regulamentação e fiscalização dos seguros eplanos de saúde. A Lei N° 10.185/01 assegura os direitos do consumidor. Logo, em qualquer dúvida ou contratempo a agência pode ser acionada, tanto pelos clientes quantos pelas empresas e seguradoras.
Aproveite, tire as suas dúvidas! Para garantir o melhor serviço de saúde a Via Mary está à disposição ao auxiliar todos os seus clientes da melhor forma.
Entre em contato através dos telefones oficiais (11) 2576-0100 ou (11) 98100-9944.