Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares reforça a importância de higienizar as mãos - Planos de Saúde e Odontológico | Via Mary - Planos de Saúde e Odontológico | Via Mary

Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares reforça a importância de higienizar as mãos

O Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares tem como foco conscientizar as autoridades sanitárias, diretores hospitalares e profissionais da saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares.

Portanto, hoje (15/05), o Ministério da Saúde e serviços de saúde desenvolvem campanhas educativas que visam aumentar a consciência pública sobre o problema gerado pelas infecções hospitalares. Lembrando que devido à pandemia do coronavírus ações serão realizadas virtualmente.

Por que a data foi criada?

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são consideradas doenças graves e têm um impacto econômico em sistemas de saúde. Um dos meios mais eficazes para evitar estas infecções é a higienização das mãos.

Para reduzir os casos de IRAS, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu as Diretrizes sobre Higiene das Mãos em Serviços de Saúde baseadas em estudos elaborados por especialistas.

O conceito de higienização das mãos não é novo na área da saúde e muitos outros centros de saúde já possuem políticas e diretrizes referente a desinfecção e limpeza dos membros.

Higienização das mãos para todos

A higiene das mãos também é importante para pacientes e visitantes.

Os pacientes deverão seguir orientações dos profissionais de saúde. Já os visitantes deverão seguir a política do hospital e o passo a passo do protocolo, como: não visitar o paciente se estiver doente, higienizar as mãos e, se estiver com alguma suspeita, não vá até o leito, pois isso pode agravar ainda mais o quadro clínico do paciente.

A higienização pode ser feita tanto com água e sabão, quanto por álcool em gel ou álcool líquido 70%. E para higienização mais efetiva é necessário tirar pulseiras, anéis, relógios, por exemplo.

Higienização das mãos é pautada em 2021

Com a pandemia do coronavírus, a higienização das mãos voltou a ser pautada como um dos principais meios de evitar a propagação do vírus. Lavar as mãos com frequência, usando água e sabão, ou álcool em gel 70%, passaram a fazer parte do cotidiano de milhares de pessoas no mundo todo.

Além disso, o uso de máscaras de proteção e distanciamento físico também ganharam espaço no dia a dia. Para saber mais sobre a Covid-19, clique aqui!

Voltar